O QUE É APOLOGIA.
Apologia.
A apologia é necessária.
Apologia é a disciplina que lida com a defesa racional da fé cristã. O termo tem origem na palavra grega Apologia que “apresentar dar uma razão” ou “defesa”. Apesar de alguém contra, há razões importantes para participar da tarefa da apologética.
Deus a ordena.
A razão mais importante para a apologética é que Deus a ordenou. A afirmação é a própria palavra de Deus:
“antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor,” ( 1Pe 3.15,16b NVI).
Esses versículos manda estarmos prontos. Talvez jamais encontremos alguém que faça perguntas dificeis sobre nossa fé; mesmo assim devemos está prontos para responder caso alguém pergunte. Estar pronto não é só uma guestão de ter a informação correta à disposição, é também a atitude de prontidão e vontade de compartilhar a ver dade sobre o que aacreditamos.
Devemos sempre estar pronto para “...destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”, (2Co 10.4b,5).
Isso significa que devemos confrontar questões nas mentes e nos pensamentos expressos por outros que porventura impesa a nós e a eles de conhecer a Deus. Essa é a essência da Apologética.
Em filipenses 1.7 Paulo alude a sua missão de “defesa e confirmação do Evangelho”. Ele acrescenta no versículo 16: “...aqui me encontro para defesa do evangelho”
Judas acrescenta: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.” (Jd 3 NVI).
O povo aquem judas fora vitimas de falsos mestres, e ele precisava encorajá-los a batalhar pela fé como fora revelada por Cristo. Judas faz uma afirmação importante sobre nosa atitude no versíclo 22 “tenha compaixão daqueles que duvidam” (Jd 22a Almeida Atualizada).
Tito, faz do conhecimento das evidências cristãs uma obrigação da liderança da igreja, diz que o bispo, ou pastor “e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.” (Tt 1.9 Almeida atualizada).
Paulo exorta-nos a fazer issso sem perder a paciência e sem brigar mas com mansidão “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,” (2 Tm 2.24,25 NVI).
Quem tenta responder a pergunta de incredulos, certamnete será insultado ou tentado a perder a pasciência, mas nosso objetivo principal é que cheguem ao conhecimento da verdade de que Jesus morreu por nossos pecados.
Apologética é exigencia da razão.
Deus criou os seres humanos com a capacidade de raciocinar como parte da sua imagem (Gn 1.27 compare com Cl 3.10). É pela razão que os humanos se distingue dos animais (Jd 10) Deus chama o seu povo para usar a razão (Is 1.18).
Transcrito da enciclopédia de Apologética - Editora Vida
Transcrito da enciclopédia de Apologética - Editora Vida
Comentários
Postar um comentário